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Público-Alvo e Persona: Como diferenciar?

Público-Alvo e Persona: Como diferenciar?

A principal diferença entre o público-alvo e a persona é que uma persona é mais focada e específica em detalhes do que um público-alvo.

Então, o primeiro, é um grupo específico de pessoas com características compartilhadas e com grande propensão a comprar determinado produto ou serviço, seja uma roupa ou uma esteira industrial

Uma persona, por outro lado, é um perfil baseado em pesquisa que descreve um cliente-alvo. Portanto, enquanto um olha para uma quantidade maior de consumidores, o outro tem a missão de focar-se em um cliente específico. Quer saber mais sobre o tema? Então,vem com a gente!

O que é público-alvo

Agora, vamos esmiuçar um pouco mais sobre cada um destes conceitos. Portanto, imagine que seja dono de uma empresa de válvula de segurança. 

Seu público-alvo é o grupo específico de pessoas com características compartilhadas e que demonstram grande propensão a comprar o produto acima citado. 

Serve como um suporte da sua base de clientes e irá identificar e auxiliar na pesquisa do produto, bem como nas atividades de marketing e vendas.

Você pode dividir os parâmetros em vários tipos de informações:

  • Demografia: idade, sexo, estado civil, histórico socioeconômico e etc;
  • Personalidades: valores, atitudes (por exemplo, extrovertido, altamente opinativo sobre política);
  • Comportamental: padrões, benefícios, interesses (por exemplo, interessado em história, leitura, gosta de esportes, etc.)
  • Geográfica: localização (por exemplo, atualmente ele está morando em Campinas, mas nasceu no Espírito Santo).

O que é Persona

Uma persona é um personagem definido dentro de seu público-alvo. Ela pode ter detalhes semelhantes ao de seu público-alvo. Mas incluirá maior aprofundamento sobre estilo de vida, comportamento e necessidades específicas dos indivíduos.

Para construir uma persona você precisará pesquisar e responder a perguntas como:

  • Qual é o histórico dela? 
  • Quais são seus objetivos, desafios e interesses? 
  • O que ela mais teme (referente às compras)? 
  • Quem ou o que influencia suas decisões? 
  • Qual é a sua principal fonte de informação na tomada de decisões?

Uma persona de público é muito mais focada do que um público-alvo. Por exemplo, o público-alvo olha para um grupo de pessoas, enquanto a persona se aproxima para ver membros específicos desse grupo. É como uma Mangueira de incêndio, que chega bem próximo do fogo para extingui-lo.

Esses perfis ampliados são arquétipos de clientes individuais. Eles podem fornecer informações importantes sobre o processo de compra de cada um. Também podem ajudá-lo a determinar como comercializar para cada tipo de pessoa de forma mais eficaz.

Diferença entre público-alvo e persona

Aqui estão outras diferenças pontuais quando falamos de público-alvo e persona.

Definição

Um público-alvo é um grupo específico de pessoas com características compartilhadas que demonstram grande propensão a comprar determinado produto ou serviço. Uma persona, por outro lado, é um perfil baseado em pesquisa que descreve um cliente-alvo.

Natureza

A persona é mais focada e específica em detalhes do que o público-alvo.

Clientes

Além disso, o público-alvo envolve um grupo de clientes, enquanto a persona-alvo envolve um cliente específico.

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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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